Mega tendências setor hoteleiro 2019

6 Mega tendências do setor hoteleiro para 2019

Todo início de ano é um momento de planejamento e autorreflexão. Nós olhamos para o ano que passou e identificamos nossos erros e acertos, quais estratégias foram boas ou poderiam ter sido feitas diferentes, e nos preparamos para o novo ano que está começando.

No setor hoteleiro também é muito importante estar atento as tendências do mercado, seja para a área de marketing, design, arquitetura, gestão ou tecnologia. Cada um desses setores tem suas particularidades que vão se sobressair em 2019 e a responsabilidade está contigo se você estará preparado ou não.

Justamente para não ser pego de surpresa e estar a frente das mudanças do mercado, separei 6 mega tendências do setor hoteleiro para 2019. Confira:

1. Consolidação Airbnb

A entrada do Airbnb no mercado de hospitalidade veio para atender as novas preferências dos hóspedes. O aumento no aluguel de temporada de casas e apartamentos releva a tendência crescente dos viajantes em procurarem por acomodações com aquele gostinho de casa. Períodos de estadia mais longos, aproximação da cultura local e conforto é o que os viajantes brasileiros querem.

Aquela hesitação comum em relação a algo que não conhecemos muito bem está passando, ao passo que os viajantes estão se acostumando a usar o Airbnb, como outros aplicativos ao estilo do Uber e do IFood.

Assim, o setor hoteleiro precisa entender que se manter no antigo modelo de ofertar apenas um quarto, uma cama e comida, não é suficiente para uma experiência customizada e autêntica, por isso o crescimento de acomodações alternativas.

2. Automação operacional

robô concierge tendência

Em 2018, vimos o primeiro robô concierge em um hotel no Brasil. A hotelaria brasileira está se modernizando e começa a acompanhar a inovação tecnológica vista em grandes marcas hoteleiras, como Accor e Marriott.

Os hóspedes paulistas agora serão recepcionados pelo robô hoteleiro, que está apto para recepcionar todos os hóspedes no lobby do hotel Ramada Encore Berrino, na capital.

A automação operacional pode ser incorporada em todas as frontes da hotelaria. Seja em tecnologias de check-in automático, reconhecimento facial, softwares de gestão hoteleira, qualquer ferramenta que libere a base de operação para os funcionários do hotel passarem menos tempo em trabalhos repetitivos e mais compensatórios.

3. Vídeos

De acordo com a SmallBiz Trends, estima-se que em 2019 o consumo global de vídeos seja de 80% do total de tráfego na internet. Os vídeos como uma estratégia de marketing estão se popularizando por sua alta performance nas redes sociais, que priorizam esse tipo de conteúdo.

A depender do momento e o tipo de conteúdo, é bem possível que um vídeo do seu hotel se torne viral, o que é uma ótima propaganda de alto alcance com o mínimo de custo de divulgação possível.

Um exemplo desse tipo de ação foi o vídeo do Hotel Plaza Camboriú. Foi feito um coro natalino por crianças na fachada do hotel, atraindo uma multidão enorme para a frente do Plaza. O vídeo foi transmitido ao vivo pela página Viva Balneário no facebook e contou com mais de 6,6 mil visualizações.
Esse é o tipo de propaganda espontânea que gera visibilidade local para o seu negócio, principalmente durante a alta temporada.

vídeo coro de natal hotel plaza camboriú

4. Inteligência artificial

A personalização da experiência do hóspede tem muito o que evoluir ainda. A inteligência artificial aplicada a essa área será um grande avanço na forma como os hotéis se relacionam com seus clientes, pois é capaz de prever e analisar o comportamento de potenciais clientes desde o início de sua jornada.

A inteligência artificial pode ajudar até mesmo na personalização do atendimento. Todas as informações compartilhadas quando o viajante entra em contato, independente do canal digital, são essenciais para identificá-lo mais tarde, sem a repetição chata de perguntas.

Somente com inteligência artificial seu hotel consegue agrupar e analisar o volume gigantesco de dados disponíveis. Além disso, cada vez mais os robôs de atendimento automático estão sendo aprimorados com o avanço dessa tecnologia.

Com a inteligência artificial no atendimento automático, disponível nos principais canais online de contato com o viajante, é possível até mesmo driblar o acordo de paridade tarifária com a Booking!

5. WhatsApp

whatsapp mega tendência 2019

Este é definitivamente o ano do WhatsApp. Em 2018 observamos a proliferação de hotéis que passaram a incluir o app de mensagens como um novo canal de atendimento, mas agora vamos ver os hotéis aplicando o whatsapp como uma estratégia para aumentar as reservas diretas e diminuir as comissões às OTAs.

Entender o comportamento do viajante é essencial para entender qual serviço você deve oferecer imediatamente. Se o seu hotel ainda não atende pelo WhatsApp, ampliando a faixa de horário para coincidir quando o potencial cliente está mais conectado, é imperativo pensar em adotar essa estratégia o mais cedo possível.

Com o avanço de tecnologias para automatizar o whatsapp, realizar cotações, comparar preços e quartos e atender 24h ficou muito fácil.

6. Design dos quartos

tendência setor hoteleiro design arquitetura

Aparelhos como cafeteiras e secadores de cabelo estarão equipadas em qualquer quarto, principalmente para estadias de longa data. O importante é fazer o hóspede se sentir em casa sem precisar trazer metade dela na mala.

Cores ecléticas e coloridas também são a nova tendência, em contraste com quartos de cores sóbrias e neutras, como o bege, branco e cinza. Vale ressaltar a simplicidade aliada a tecnologia, trazendo elementos naturais que indiquem sofisticação e consciência sustentável, em conformidade com a nova geração de viajantes, que está sempre optando por serviços que estejam de acordo com seus ideais.

Além disso, o uso de atendentes virtuais comandados por voz, como a Alexa e o Google Assistente, e entretenimento personalizado, como Netflix, Amazon Prime e Youtube Premium ajudam a construir um ambiente amigável e moderno para o novo perfil de hóspede.

Você pode ler sobre outras tendências de arquitetura e design no mercado hoteleiro na matéria especial da Revista Hotéis: www.revistahoteis.com.br/arquitetura-e-design-na-hotelaria-conheca-as-principais-tendencias-do-mercado/

chatbot para whatsapp atendimento 100% automatizado