5 Formas de combater sazonalidade na hotelaria

5 Formas de combater a sazonalidade na hotelaria

Manter a receita do hotel alta quando a temporada é fraca e ter que trabalhar horas extras quando a visitação é alta: uma batalha constante para inúmeros hotéis. A indústria hoteleira é caracterizada pela sazonalidade, que desempenha um papel determinante no comportamento do cliente.

As temporadas podem ser categorizadas como Baixa, Verde e Alta/Pico, com cada uma associada a diferentes expectativas e demandas. São resultado da variação de chegada de turistas nacionais e estrangeiros para os mais variados atrativos da cidade ou região.

A temporada mais alta (geralmente durante períodos festivos como dezembro) atrai mais turistas do que as demais. Sua recorrência resulta em tendências perpétuas na indústria hoteleira.

Embora se espere que os hoteleiros se adaptem a esse padrão ao longo do tempo, boa parte deles ainda tropeça na estrada para atender às altas demandas turísticas. Também é preciso oferecer serviços personalizados e de alta qualidade o ano inteiro.

Por isso, é essencial que os proprietários de hotéis compreendam a sazonalidade das regiões em que operam, para que possam executar suas operações com eficiência. Uma delas, por exemplo, é modernizar a infraestrutura e instalações do hotel com bastante antecedência.

Daniel Makau, Gerente Comercial e de Marketing do Sentrim Hotels, conta que o hotel trabalha com ofertas de tarifas e pacotes promocionais semanais e nos finais de semana. Além disso, os programas de fidelidade do cliente também são práticas para importante para altas temporadas.

Neste post, compartilhamos 5 táticas para combater a sazonalidade e criar demanda para seu hotel durante o ano todo:

1. Atualize o banco de dados do email durante o ano todo

O email marketing geralmente é a primeira opção a se trabalhar com mais frequência quando as reservas estão baixas.

A razão disso é que ter um banco de dados de viajantes interessados em sua marca e que se inscreveram para “ouvir” de você por email, torna a reserva mais provável do que aquelas que não são inscritas e nunca ouviram falar do seu hotel.

Algumas maneiras simples de construir seu banco de dados de e-mail incluem:

  • Ao criar um espaço para as pessoas se inscreverem em sua lista, lembre-se sempre do “opt-in’, ou seja, de pedir autorização primeiro
  • Promova seu formulário de inscrição no site, através de pop-ups, barras laterais e rodapé. Não se esqueça das redes sociais do seu hotel!
  • Certifique-se de deixar claro para todos os novos clientes que eles serão adicionados automaticamente ao seu banco de dados e que eles podem cancelar a inscrição se não sentirem que o conteúdo é valioso
  • 2. Implementar uma estratégia de conteúdo para “baixa temporada”

    Independente de quando as pessoas escolhem viajar, elas estão sonhando com suas próximas férias durante o ano todo. Então, durante a baixa temporada, procure fazer postagens voltadas as atividades para desfrutar na região do seu hotel.

    O processo de fazer isso inclui:

    O brainstorming de uma lista de atividades que as pessoas vão gostar, abordando qualquer medo que as impeça de aproveitá-las, como muito frio ou muito quente, mas sempre reiterando os benefícios da experiência.

    Saia na sua região, tire algumas fotos e vídeos dessas experiências durante a baixa temporada, para que as pessoas possam ver em tempo real como que é nessa época do ano.

    Otimize suas postagens do blog para consultas de pesquisa relacionadas a essas atividades, para garantir que sua página obtenha visibilidade máxima nos resultados de pesquisas no Google.

    Compartilhe suas postagens do blog em suas redes sociais e no email marketing. Faça isso também durante a alta temporada para impulsionar a demanda antes de chegar à baixa.

    3. Continue despertando interesse pelo local e suas acomodações

    Desperte interesse no viajante independente da sazonalidade

    É muito importante oferecer aos seus hóspedes fiéis uma oferta especial se eles permanecerem com você durante o período de baixa temporada.

    Faça postagens semanais nas redes sociais e programe conteúdos de email marketing segmentados, oferecendo descontos com antecedência, isto é, antes da baixa temporada começar.

    Você precisa convencer o viajante a achar que ainda é uma ótima época do ano para viajar para a região do seu hotel. Ofereça descontos e mostre as belezas da cidade e do interior do seu hotel. Invista no visual!

    Alguns títulos para as campanhas de email marketing soam melhor e têm uma boa taxa de abertura, como “Você pode gostar de fazer uma hospedagem especial no meio da semana”, ou algo como “Viva uma experiência única com muitos descontos em (tal lugar)”.

    4. Aproveite os eventos turísticos em sua região

    Os eventos de turismo são um grande atrativo para a maioria dos destinos e geralmente são planejados para aliviar a pressão da sazonalidade. Há muitas maneiras pelas quais os hotéis podem alavancar o aumento da demanda através desses eventos turísticos, incluindo:

    Use a #hashtag oficial do evento em suas postagens nas redes sociais. Publique fotos próprias relacionadas, pois isso ajudará os organizadores a divulgarem e criar demanda para o evento.
    Ajude a promovê-lo nas redes sociais e pelo email marketing. Isso pode dar aos seus seguidores um motivo para visitar, permanecer ou procurar pelo seu destino.

    Desenvolva um “pacote do evento” em seu site, oferecendo acomodação, café da manhã, estacionamento e ingresso. Esse é um exemplo prático de “retenção” do viajante como estratégia de marketing digital.

    Isso mostrará que seu hotel está conectado as atividades turísticas da região e é esperado que isso aumente as reservas diretas durante o período.

    5. Crie pacotes promocionais para os períodos de baixa temporada

    Uma ótima opção para atrair pessoas para a sua região durante a baixa temporada é criar pacotes no site do seu hotel, oferecendo valores promocionais e descontos para uma quantidade x de reservas diárias, por exemplo.

    Foque também nos pacotes de feriados, mesmo na baixa temporada. Muitas pessoas buscam sair da rotina e querem apenas descansar um pouco. Se o seu hotel está no segmento de lazer, é uma boa oportunidade para você aumentar a receita durante o período.

    No entanto, esses pacotes que você vai criar não podem ficar escondidos em seu site. Procure potenciais parceiros nas cidades vizinhas para divulgá-los, até mesmo blogueiros.

    Convide aqueles com um número significativo de seguidores na região para se hospedarem entre 2 a 3 dias em seu hotel. Eles irão compartilhar com seus seguidores fotos e vídeos, além de adicionar a localização do seu hotel nas postagens, ajudando a divulgar o seu hotel.

    Mantenha um bom desempenho independente da sazonalidade

    Não se esqueça de usar suas redes sociais e acima de tudo do Instagram! A plataforma é o meio perfeito para compartilhar um estilo de vida, e existem diversas dicas de marketing hoteleiro de como arrasar na sua estratégia digital pelo Instagram.

    Última coisa, investir em estratégias de marketing não são a única forma de manter o desempenho do seu hotel alto o ano inteiro.

    De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Resorts, Alberto Cestrone, a ocupação mais acentuada para lazer na alta temporada pode ser compensada por eventos corporativos, na baixa. Por isso que muitos resorts hoje em dia mantêm salas de convenções e de eventos, uma forma inteligente de atrair viajantes bleisure.