Marketing hoteleiro no Instagram: como arrasar na sua estratégia digital

O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo e neste ano chegou a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. O marketing hoteleiro deve especial atenção à essa rede social que é, acima de tudo, uma plataforma para compartilhar um estilo de vida.

O potencial da rede social no setor hoteleiro é gigantesco, e cada vez mais hotéis estão usando para se promover. Quando usada de forma criativa e estratégica, a rede social pode ser seu melhor canal de divulgação. Para isso, você precisa se atentar a alguns elementos chave do Instagram:

Perfil do hotel no Instagram

O número de caracteres na descrição, ou biografia, do seu perfil é bem limitado. Pode parecer impossível ter uma descrição boa naquele espaço minúsculo, mas existem formas de otimizar o texto para caber tudo!

Por exemplo, tente substituir termos fáceis de relacionar com imagens por emojis, como telefone seguido do número do hotel, um envelope para email e por aí vai.

Um problema recorrente nas descrições dos hotéis no Instagram é usar o espaço já limitado de caracteres para colocar o site do hotel ou a localização da propriedade. Porém, se você for editar o seu perfil verá já tem locais específicos para essas informações, sem precisar ocupar espaço na bio!

Abaixo, temos um bom exemplo de uma biografia hoteleira no Instagram:

Editar biografia do perfil do Instagram para hotel

Outro detalhe desse exemplo é a primeira linha da biografia: “Uma linda pousada no coração de Porto de Galinhas”. Essa é uma frase síntese do que o hotel quer representar para seus hóspedes, e um gatilho mental para o viajante. Logo em seguida, está a chamada para as piscinas naturais. Essa pousada conseguiu comunicar alguns pontos fortes de sua marca em poucos caracteres.

Uma sugestão é o uso de #hashtags personalizados, que vão facilitar a identificar o hotel para quem quiser marcá-lo em uma publicação e a encontrar fotos de hóspedes, após um torneio fotográfico e outras atividades que busquem engajar o público com a marca. Esse tipo de conteúdo é chamado de UGC (User Generated Content), uma forma de marketing gratuito feito pelos próprios clientes.

Instagram Stories para hotelaria

Instagram Stories para marketing hoteleiro

Talvez você não tenha muita experiência na rede social, mas qualquer usuário assíduo sabe que o primeiro elemento que vemos ao abrir o aplicativo são os Stories. Como essa ferramenta fica no topo do feed, nosso dedo caminha automaticamente para as bolinhas coloridas.

No mundo digital tudo acontece muito rápido e o tempo de atenção de um usuário pode durar apenas segundos. Essa é a duração dos Stories, e por isso que é uma ótima ferramenta para alcançar seus seguidores em uma base diária.

Você pode usá-lo para mostrar um pouco dos bastidores do seu hotel, oferecer descontos e cupons especiais, ofertas de última hora, divulgação de campanhas do hotel, pacotes promocionais, enquetes para engajar o público e muito mais.

Além disso, se o viajante estiver buscando e comparando hotéis no aplicativo, é bem provável que ele não vá visitar todos os perfis que aparecerem nos resultados. No entanto, o que ele vai fazer é assistir aos Stories de todos os hotéis, sem sair da tela principal, e vai escolher o que melhor tiver representadas a cultura e os valores da marca. Feita a escolha, esse potencial hóspede em fim chegará ao seu perfil.

Marketing hoteleiro no Instagram para redes

Para redes hoteleiras, é normal criar um perfil por unidade. Mas isso não significa que a rede como um todo não tenha um usuário próprio. O Instagram da AccorHotels é assim, e as publicações são todos referentes a hotéis da rede, sempre com a localização e @menção do hotel na descrição da foto.

Uma iniciativa da rede são os “ExplorHearts”. A tradução literal dessa expressão significa “explora corações”. Os ExplorHearts são uma equipe de jovens fotógrafos da AccorHotels, escolhidos pelos usuários do Instagram, em uma competição online agosto deste ano.

A ideia é criar uma equipe de fotógrafos com uma visão única e original, para trazer um novo visual a hotéis e destinos incluídos pela marca ao redor do mundo. Os três eleitos estão destacados no perfil da rede, e o viajante pode mostrar seu amor pelas fotos com muuuuitos corações!

AccorHotels Instagram Stories ExplorHearts

Instagram Direct para promover seu hotel

O envio de mensagens no Instagram não é exclusivo para usuários compartilharem conteúdo entre si. Seu hotel pode, e já deveria, estar usando essa ferramenta para auto promoção. O Instagram Direct é o que o nome diz, direto. É simplesmente muito fácil enviar fotos, links e imagens!

Uma mensagem programada de apresentação é sempre bem vinda. Ao contrário das postagens no feed do Instagram, você pode mandar sem problemas links pelo Direct. Aproveite para enviar o link do site, a página de pacotes especiais de final de ano e outras datas comemorativas ou uma oferta super especial que é a cara do cliente.

Instagram Direct mensagens para hóspedes

Outro ponto muito importante é que o cliente também pode tirar dúvidas, até mesmo reclamar de algum serviço, pelo reino privado do Direct. Isso significa que seu hotel precisa estar preparado para incluir o Instagram como um novo canal de atendimento.

Nele, se aplica quase todas as regras de ouro de atendimento na hotelaria, e alguns erros que são cometidos em outros canais, como na central telefônica, WhatsApp ou no chat online do site, também podem acontecer na troca de mensagens.

Instagram também vende!

Me diga, do que adiantam os esforços da equipe de marketing e todas aquelas campanhas pagas no Instagram, se quando o viajante manda uma mensagem para o seu hotel ele está falando sozinho? Para colher os frutos da sua estratégia de marketing digital no Instagram, seu hotel precisa destacar alguém para cuidar do atendimento desses clientes. Quer saber mais? Fale com um dos nossos especialistas e tire todas suas dúvidas!

O que achou deste artigo? Gostou, compartilhe!

chatbot para whatsapp atendimento 100% automatizado