Dicas marketing digital para hoteis na alta temporada

Dicas de marketing digital para hotéis maximizarem as vendas na alta temporada

As festas de final de ano são eventos em que a maioria dos viajantes planejam com antecedência. Por isso, sua estratégia de marketing digital para alta temporada também precisa ser planejada e colocada em prática meses antes!

Então, como maximizar suas vendas nesse período? O ponto chave de sucesso para sua estratégia de marketing digital tem que incluir atração, retenção e relacionamento com o hóspede. Vou explicar e comentar sobre esses três tópicos em seguida. Continue a leitura!

Atração

O natal e o ano novo são duas datas comemorativas que movimentam um grande número de festivais, shows e eventos na sua cidade. Logo, muitos hóspedes estarão procurando por hotéis na região e você precisa estar à frente das pesquisas.

Um exemplo prático é o evento de luzes natalinas que acontece todos os anos em Gramado (RS). O termo “natal luz 2018” teve um aumento repentino no número de pesquisas de alguns meses pra cá. Por causa disso, muitos hotéis também tiveram uma ascensão de interesse no Google Trends.

É importante que você faça uma lista de palavras-chave relacionadas a esses eventos, para otimizar seus anúncios pagos e até mesmo para atrair tráfego orgânico para o seu site. Essa segunda parte se torna ainda mais fácil se o hotel tiver um blog, por exemplo, com dicas turísticas e curiosidades da região. Pense em criar conteúdos como “Natal Luz 2018: Tudo que você precisa saber!” ou “Passeios que não podem faltar na sua viagem para Gramado” e por aí vai.

Conhecer o público-alvo

Para que uma campanha de marketing dê certo, é obrigação conhecer o público-alvo a que está sendo destinada. Por isso, é fundamental segmentar com quem seu hotel está dialogando. Seu futuro hóspede não é um viajante qualquer, mas uma pessoa única com motivações próprias.

Por exemplo, uma tendência na hotelaria são as viagens “bleisure”, que combinam negócios com lazer. A Phocuswright, organização de pesquisa especializada em turismo, divulgou que 64% dos viajantes corporativos estendem suas viagens para curtir alguns dias extras sem se preocupar com o trabalho. Estatísticas como essas são muito importantes para o seu hotel se manter a frente das mudanças no mercado. Nesse caso, a comunicação com o viajante bleisure será muito diferente de um viajante corporativo comum.

Ou seja, públicos diferentes requerem estratégias diferentes. Para isso, estabeleça as personas do seu negócio e coloque na cabeça que o sucesso de uma campanha de marketing não é alcançar o maior número possível de pessoas, mas sim o maior número de potenciais clientes.

Retenção

marketing digital para alta temporada no hotel alpestre em gramado

Agora que o viajante chegou no seu site, o que você vai fazer? O que não pode faltar são ofertas de último minuto e pacotes promocionais que dialoguem com o potencial hóspede. No exemplo acima, o Hotel Alpestre soube aproveitar muito bem a visibilidade do evento natalino.

Esse tipo de iniciativa de marketing são diferenciais no site de um hotel. Se você pesquisar pelos “10 Melhores hotéis em Gramado” na TripAdvisor, vai notar que poucos estão explorando essa oportunidade de vendas. Não há dúvidas que o viajante que estiver procurando por um hotel para passar o Natal Luz deste ano vai clicar, em um piscar de olhos,em “Acesse”.

Relacionamento

Seu esforços no marketing digital de nada servirão se você não souber absorver e se relacionar com os potenciais clientes gerados. Estar disponível online é ideal para acompanhar de perto os resultados da sua estratégia de marketing. Existem dois lugares indispensáveis de contato com o hóspede, que são:

O site do seu hotel

É fundamental que você esteja preparado para atender o volume de potenciais hóspedes que chegarão ao site. Levados até lá por causa de um anúncio ou por um post blog, essas pessoas terão várias dúvidas que precisam ser resolvidas. Se você deixá-lo à deriva, de nada terá servido seu investimento nessa área.

Mas você precisa ser estratégico. Não adianta simplesmente ter um chat se você nunca estiver online. Lembrando sempre que atendimento 24h é imprescindível! No exemplo abaixo, o viajante está sendo atendido automaticamente pela assistente virtual do Hotel Alpestre, desenvolvida pela Asksuite. Ao clicar em Eventos de Gramado, o usuário tem acesso rápido e simples das principais atrações anuais da cidade.

A intenção do atendimento não é passar de um mero informativo para o usuário. Instigue-o a reservar com antecedência pelo seu site, ofereça descontos e vantagens especiais. Você vai ver suas vendas dispararem!

Instagram

Forte pelo conteúdo visual, o Instagram é a aplicativo perfeito para patrocinar seu hotel nas festividades. Uma estratégia inteligente nessa rede social é começar já a promover seus pacotes e promoções para o Reveillon e Natal.

hoteis no instagram ja anunciam pacotes para Natal e Reveillon

Deixe claro para o viajante os benefícios de reservar com antecedência. Ele está de olho em vantagens econômicas e outros incentivos que podem variar, desde sorteios de ingressos, até códigos promocionais exclusivos. Você precisa ser criativo e para te inspirar, separamos quatro hotéis e resorts que arrasando no Instagram.

Ainda, se você quiser se aprofundar melhor nesse assunto, temos um conteúdo voltado especialmente para estratégias de atendimento nas mídias sociais, com dicas para melhorar sua performance nas redes sociais. Você pode baixá-lo gratuitamente aqui.

Uma boa estratégia de marketing digital para alta temporada é sinônimo de vendas!

Você acha que está preparado para o final do ano e começar 2019 já no topo? Então, é essencial encontrar formas de potencializar os lucros na alta temporada. Use da melhor maneira o aumento natural do tráfego nessa época e ajude sua equipe de vendas a bater os recordes do hotel!